terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Quinto Elemento

O HIP HOP vai além do MC, DJ, Break e Grafite


Foto Divulgação
  O movimento Hip Hop é conhecido por seus quatro elementos, originalmente criados, o MC, o DJ, o Break e o Grafite. Cada um deles tem sua importância, eles acontecem juntos, mas também sobrevivem separados.
Entretanto, o movimento vai mais além, quatro elementos tornaram-se pouco para abrigar tanta gente que trabalha em prol dos ideais, da expansão dessa cultura. Em razão disso, “muita gente pra pouco espaço”, surgiu a expressão do “quinto elemento”, o Conhecimento, inserida pelo pai do Hip Hop, o DJ Afrika Bambaataa. O produtor musical Negro Rauls diz se encaixar nessa nova categoria, “a pessoa que não é B-Boy, não é DJ, não é grafiteiro e não é MC, mas trabalha com esses quatro elementos e faz o evento, tem o conhecimento disso”, afirmou Rauls.
  Os saraus, eventos culturais onde as pessoas se expressam por meio de poesias, teatros, músicas, leitura de textos e outras formas de arte, também são manifestações dessa categoria. Atualmente, um dos mais conhecidos é o Sarau da Cooperifa, que completou nove anos em outubro deste ano e é organizado pelo poeta Sérgio Vaz(foto). O sarau acontece todas as quartas no bar do Zé Batidão, na zona sul de São Paulo.
  Outro exemplo desse elemento é o Ferréz, que apesar de ser rapper, também é escritor. Ele resgatou a leitura dentro da periferia por meio da Literatura Marginal, hoje seu nome é reconhecido e suas obras são lidas por todo tipo de gente, em vários lugares do mundo. Ferréz busca escrever textos que falem da outra parte, mostrando o lado humano da periferia, enquanto a mídia mostra a realidade dela. “Alguém tem que estar na outra posição, e somos nós.”, afirmou.

  O conhecimento é necessário para se fazer uma crítica com fundamento e a busca tem que partir de cada um, não adianta esperar que venha de cima, pois não é interessante para os poderosos que a sociedade se conscientize, afinal, o Estado é o grande alvo.
  “Enquanto houver um de nós, não vai ter paz!” (Ferréz)

Por Lidiane Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário